“Os alunos da turma de hotelaria do programa Trilha Jovem que é executado no Distrito Federal (DF) pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), nessa quinta-feira (19), conheceram as dependências do Hotel Brasília Alvorada. A visita ao hotel faz parte do cronograma de atividades propostas pelo Eixo II do projeto Trilha Jovem, cujo objetivo é promover a excelência em serviços nas áreas de hotelaria, gastronomia e viagens.
A visita começou no refeitório do hotel, e lá almoçaram. Após o almoço dirigiram-se para o restaurante do hotel onde foram recepcionados pelo maitre executivo, Sebastião Bispo. Eles aprenderam como montar uma mesa, higienizar as louças, servir o cliente e preparar drinques. “Eu acho esse programa muito importante, eles estão tendo a oportunidade de estudar o que eu tive que aprender na prática. Eu sofri muito por não saber, e fico contente de poder ver esses jovens estudando”, enfatizou Sebastião, que concluiu apenas a 4ª série do ensino fundamental.
visita técnica Brasília Alvora Hotel
Em seguida, eles foram para o setor de governança onde puderam observar o funcionamento da limpeza, serviços de quarto, achados e perdidos do hotel e também conheceram a recepção do hotel onde o hóspede faz seu check-in e o check-out. A visita foi encerrada no espaço para eventos do hotel. Para Jessica Mayara Gomes Silva, participante do projeto a ida ao hotel foi importante para a confirmação do ramo que já havia escolhido no turismo. “A vinda ao hotel nos dá uma base no que iremos trabalhar. Eu já havia escolhido o ramo da governança. Vim aqui só confirmar”, declarou.
As visitas técnicas tiveram início na quinta-feira (12) ultima. Os jovens puderam conhecer o aeroporto internacional de Brasília – Juscelino Kubitschek. Os alunos puderam conhecer como atuam esses profissionais. Eles percorreram saguão de embarque no térreo do aeroporto, check-in; os trabalhos dos seguranças que trabalham no Raio-X, na sala de espera, local onde o turistas esperam seu vôo. O percurso foi encerrado na sala restituição de bagagens.
participantes do Trilha Jovem visitam aeroporto Juscelino Kubitschek
O Trilha Jovem é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade desenvolvida com o apoio do Ministério do Turismo, Instituto Ibi, Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa entra 21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF) e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em Salvador, o programa conta com o patrocínio da Cordai.”
O Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.
Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.
A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade da expansão nacional do Projeto.
Hoje o Projeto está implantado em 10 destinos turísticos de 10 Estados Brasileiros, incluindo: Sâo Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Foz do Iguaçu. Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Natal e São Luiz.
Comentários