Uma nova oportunidade para 120 iguaçuenses, depois de passarem por um processo seletivo que reuniu mais de 1200 candidatos, os adolescentes e jovens selecionados para participarem do “Projeto Trilha Jovem Iguassu” iniciarão as atividades de formação na próxima segunda-feira (14), ás 14 horas. A aula Inaugural será no Cine Teatro Barrageiro na Itaipu Binacional, e contará com cerca de 70 convidados entre eles parceiros financiadores do projeto, parceiros institucionais e apoiadores, além de todos os empresários que participaram do Dia de Doar.
As aulas serão de segunda a sexta-feira no contra turno escolar, ou seja, em horários alternados ao da escola em salas de aula criadas especialmente para o projeto no Parque Tecnológico de Itaipu. Os jovens receberão vale transporte diário (2x), lanche e camiseta como uniforme do projeto, além de cadernos e a grade curricular ministrada por 15 educadores será dividida em três eixos:
Eixo I – Desenvolvimento Humano e Sustentável – Abordagem sobre a área de Turismo, Desenvolvimento Sustentável e Projetos, identidade e cidadania.
Eixo II – Promoção da Excelência em Serviço – Áreas específicas de Turismo e Atendimento, Hospedagem e Alimentos & Bebidas, além de oficinas transversais que desenvolvem outras habilidades técnicas e comportamentais.
Eixo III – Plano de Vida e Carreira – O foco no desenvolvimento pessoal e profissional com o Projeto de Vida e Carreira.
O projeto executado pelo POLOIGUASSU conta com uma equipe técnica ampla com profissionais de psicologia, pedagogia, assistência social e turismólogos, que farão apoio ao jovem em seu desenvolvimento pessoal, social e econômico durante a formação do projeto.
O trabalho desenvolvido desde 2009 que já formou mais de 690 jovens e conta com o Certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil que certificou ações que se adequavam ao conceito de tecnologia social, entendida pela FBB [Fundação Banco do Brasil] como produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
Além disso, o Projeto Trilha Jovem Iguassu trabalha em conjunto com outras entidades nas causas sociais, neste último ano ele teve uma participação efetiva na Rede Proteger, que reúne 40 entidades e tem como objetivo de fortalecer a integração do trabalho e envolver o poder público na aplicação de políticas de proteção as crianças e adolescentes. E agora o instituto é membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.
O Trilha Jovem ainda necessita de recursos – O projeto necessita de mais parceiros que ajudem doando ou colaborando de alguma forma para a execução do Trilha Jovem. Há necessidade de apoio para viabilização do Lanche e Vale Transporte. Os interessados podem fazer doação ao projeto por meio de depósito através da conta bancária e os empresários por meio da Campanha Adote um Trilha ou doação ou ainda doação de produtos para o Lanche.
“Vários empresários da cidade já estão sensíveis a esta causa e estão nos apoiando, mas ainda precisamos de muito mais apoio, por isso pedimos aos empresários que sejam parceiros já que esta mão de obra qualificada depois será disponibilizada para o próprio mercado, e também possibilitar novas oportunidades no mercado de trabalho para os jovens iguaçuenses”, lembra Fernanda Fedrigo, diretora executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, entidade que executa o projeto.
LOCAL: CINE TEATRO BARRAGEIRO – PARQUE TECNOLOGÍCO DE ITAIPU [PTI]
HORÁRIO: 14 HORAS
(Assessoria)
Comentários